Tempo de leitura: 2 minutos
O Profissional Instrutor de Informática
é o responsável pelo ensino profissional de informática para a qualificação de jovens e adultos, planejando e desenvolvendo situações de ensino, avaliando o processo de aprendizagem, elaborando materiais pedagógicos, sistematizando estudos, trazendo informações e experiências suas sobre o mercado de trabalho e orientando seus alunos nas técnicas específicas dessa área.
Graduação necessária
O exercício da profissão de Instrutor de Informática requer, conhecimento prático, cursos profissionalizantes na área de informática ou ainda algum curso de complementação pedagógica. Os cursos de formação de Instrutores de Informática têm duração média de seis meses, ou carga horária de 360 horas/aula, e apresentam as disciplinas de Desenvolvimento e Elaboração de Material Didático, Plano de Aula Técnica, Planejamento de Ensino e Atividades, entre outras.
Regulamentação da Carreira
A profissão de Instrutor de informática foi classificada como Empreendedor individual, com a lei de micro empreendedores individuais de julho de 2009, que permite cadastro pela Internet, quando o indivíduo trabalha por conta própria, ou seja, não possui ligação com outra empresa ou sociedade. Os profissionais nesta situação têm direito aos mesmos benefícios que os demais trabalhadores, no entanto, a profissão ainda não é regulamentada por lei.
Especializações Possíveis
O Instrutor de Informática pode se especializar em determinados softwares ou sistemas operacionais, em Internet, Programação de web, Design, Edição gráfica, Edição Audiovisual, Manutenção de Microcomputadores e outros.
Aptidões desejáveis
As principais qualidades de que necessita um Instrutor de informática para realizar bem o seu trabalho são a facilidade no manuseio de computadores, a detenção de uma boa memória e a facilidade em transmitir seus conhecimentos aos estudantes.
Um Instrutor de informática bem sucedido deve, além de ser um profissional capacitado comprovadamente, ser honesto, portanto, seguir uma ética de trabalho nas suas avaliações, além de realizar suas aulas de forma criativa, usando de recursos lúdicos e mediáticos.
Campos de atuação
O Instrutor de informática pode tanto trabalhar em escolas, sendo o responsável por uma disciplina; em projetos governamentais; em empresas privadas, para a capacitação de seus funcionários; em organizações não governamentais e/ou sem fins lucrativos, sendo voluntário, ou em instituições de formação profissional de caráter privado, sendo assalariado com carteira assinada.
Como posso me tornar um Instrutor de Informática?